AMOR AO DINHEIRO

I Tim. 6:10, 11 – "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão."
 
 
O Dr. R. Newton relata a triste história de um marinheiro que se demorou numa pequena pousada na aldeia da Normandia. Pagou o jantar e o alojamento de uma noite. O proprietário e sua esposa eram anciãos e de aparência pobre. O marinheiro convidou-os a jantar com ele e durante a refeição lhes perguntou algo sobre seus familiares, principalmente sobre o filho que desde muito jovem se tornou marinheiro. Os pais supunham que estava morto, pois durante muito tempo não ouviram nada dele. Na hora de dormir, a mulher conduziu o marinheiro até seu quarto. Este lhe disse boa noite e deslizou em sua mão uma moeda de ouro. Ela mostrou ao marido e ambos se deleitaram olhando-a. Sabiam que o marinheiro possuía mais ouro. Durante a noite o assassinaram em sua cama e tomaram todo seu dinheiro.
Muito cedo, na manhã seguinte, dois parentes dos proprietários vieram perguntando onde estava o marinheiro. Ambos responderam que havia ido embora. "Não é possível – disseram os parentes – porque era filho de vocês, o filho que voltou ao lar para passar a vida com vocês. Disse-nos que permaneceria com vocês uma noite, sem dizer-lhes que era seu filho, para ver quão bondosos vocês poderiam ser com estranhos". Tinham assassinado seu próprio filho, pelo abominável amor ao dinheiro!
 
Quantos estão dispostos a vender sua alma ao diabo por uma bolsa de ouro?
 Keith L. Brooks.
 
 A Bíblia diz em Eclesiastes 5:10-20 
“Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade. Quando se multiplicam os bens, multiplicam-se também os que comem; e que proveito tem o seu dono senão o de vê-los com os seus olhos? Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a saciedade do rico não o deixa dormir. Há um grave mal que vi debaixo do sol: riquezas foram guardadas por seu dono para o seu próprio dano; e as mesmas riquezas se perderam por qualquer má aventura; e havendo algum filho nada fica na sua mão. Como saiu do ventre de sua mãe, assim também se irá, nu como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na mão. Ora isso é um grave mal; porque justamente como veio, assim há de ir; e que proveito lhe vem de ter trabalhado para o vento, e de haver passado todos os seus dias nas trevas, e de haver padecido muito enfado, enfermidades e aborrecimento? Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela  coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol, todos os dias da vida que Deus lhe deu; pois esse é o seu quinhão. E quanto ao homem a quem Deus deu riquezas e bens, e poder para desfrutá-los, receber o seu quinhão, e se regozijar no seu trabalho, isso é dom de Deus. Pois não se lembrará muito dos dias da sua vida; porque Deus lhe enche de alegria o coração.” 
QUE O SENHOR NOS AJUDE Á FOCAR SOMENTE NELE!

A paz de Cristo seja com todos!!!
 

 

3 TIPOS de Servos de Deus

Êxodo 17.8-15
-Introdução: Podemos comparar a Igreja de hoje com o povo de Deus que caminhava no deserto. Tudo era motivo de reclamação: falta de água, comida, inimigos, cansaço, etc.
Não podemos pensar que somos servidos por Deus e sim que nós servimos a Ele que é o Maior.
 
-Ilustração: seis cegos foram convidados a conhecer um elefante. Um deles abraçou a pata do animal e disse: “Um elefante é como uma árvore”. Outro cego tocou a orelha e declarou que o animal era semelhante a uma folha de couve. Outro, por sua vez, pegou a tromba e disse que o bicho era como uma cobra. O que tocou o rabo declarou que era como um chicote; o que tocou as presas concluiu que ele uma espada, e, enfim, o que encostou na barriga alegou que o elefante era como uma rocha. Todos tocaram o animal, mas nenhum conhecia de fato o elefante todo.
Da mesma forma vemos pessoas que às vezes têm uma visão limitada da obra de Deus.
Como tenho servido a Deus?
Encontramos neste texto 3 tipos de servos de Deus:
1- MOISÉS, iniciativa, intercessão: v.9
Ele tomou a iniciativa assim que viu a necessidade. Chamou Josué para defender o povo e foi para o monte interceder. Ele viu que era preciso de gente para lutar e para orar.
Este ministério é tão importante que quando Moisés levantava a mão abençoando o povo de Deus prosperava e quando abaixava perdia (v.11).
Ao vermos problemas na Igreja precisamos agir rápido e nunca reclamar, mas abençoar sempre.
Mas Moisés se CANSAVA e precisava de ajuda para continuar de mãos erguidas. Isso mostra que quem está à frente também se cansa e precisa de apoio (v. 11).
Deus nos chama para tomar iniciativa e abençoar!
 
2- ARÃO e HUR ajuda e companheirismo: v.12b
Junto com Moisés estavam Arão e Hur, eles viram que Moisés estava cansado e providenciaram uma pedra para ele se sentar e também ficaram segurando as mãos de Moisés para o ajudar a abençoar o povo até o anoitecer.
A pedra aqui simboliza Jesus. Moisés precisava de um apoio para se firmar e Jesus é a nossa rocha e fortaleza.
Muitos ao invés de ajudar o irmão a se firmar na rocha ficam jogando pedra e pesando o braço.
Quem está à frente precisa de ajuda e Arão e Hur foram um apoio para Moisés.
Deus nos chama para estar ao lado dos irmãos ajudando e abençoando.
 
 
3- JOSUÉ, obediência e coragem: v. 10
Josué era um jovem de aproximadamente 40 anos. Ele não questionou Moisés, Arão e Hur ficarem só orando, mas obedeceu e partiu para a luta com a confiança de que alguém estava orando por ele.
Josué foi corajoso, enfrentou o problema e venceu, mas com a ajuda dos irmãos. Às vezes o sucesso da obra não é devido a quem está na frente, mas àqueles que estão abençoando e apoiando. Por isso a vitória não era só de Josué.
 
Qual o seu papel na obra de Deus?!
-CONCLUSÃO: v.14,15
O Senhor mandou Moisés escrever aquela vitória. E nós também podemos escrever que se na Igreja cada um fizer a sua parte todos seremos vitoriosos.
Moisés edificou um altar e chamou “o Senhor é a nossa bandeira”. Este foi um ato de louvor ao Senhor que é a nossa esperança e símbolo de vitória.
 
-APLICAÇÃO:
Qual o chamado de Deus para você?
O que você está fazendo com suas mãos?
Pedir que todos, de pé, levantem as mãos o mais alto que puderem aqueles que não agüentar devem ser ajudados.
Um com as mãos lutava, outro com as mãos abençoavam e outros com as mãos ajudavam. E a função de uma não era mais importante que a do outro. Você foi chamado para estar à frente da batalha como Josué, para abençoar e liderar como Moisés ou foi chamado para ajudar como Arão e Hur? Responda isso para Deus.

 

Por que buscar a Deus?

-Introdução: A resposta à essa pergunta é óbvia. Somos ínfimos diante de Deus e carecemos de sua glória (Romanos 3.23). Todo ser humano precisa buscar a Deus para se realizar, pois nada pode satisfazer essa necessidade de relacionar-se com Deus, a não ser o próprio Deus. O homem foi criado como um espiritual e relacional. Deus se relacionava com o ser humano até que este caiu (Gênesis 3.8).
 
  Na vida vemos a ascensão e a decadência de muitas pessoas. Saul foi um jovem escolhido por Deus para reinar sobre o seu povo, mas se envaideceu com a sua prosperidade e abandonou a presença do Senhor.
Aí começou a sua decadência.
Então Deus chamou a Davi, um humilde pastor, de uma família pobre da pequena cidade de Belém. Da mesma maneira que o então rei Saul, Davi foi ungido para servir a Deus e ao seu povo. Com muita humildade ele começou a ser honrado e suas vitórias incomodaram a Saul.
Havia uma diferença entre estes dois homens:
-Saul buscou e contou com a ajuda de Deus enquanto achou que precisava. Quando cresceu e prosperou, abandou a presença de Deus e ficou orgulhoso confiando em sua capacidade.
-Davi, em suas lutas deste o meio do rebanho no pasto até ao trono, em suas vitórias, derrotas e pecados, tinha o coração sempre voltado para o Senhor e se refugiava na casa de Deus.
Muitas vezes somos assim como Saul e nos esquecemos do Senhor quando prosperamos. Por isso vamos aprender com o exemplo de Davi, que buscava a Deus constantemente.

O que você veio fazer na Igreja?

Vejamos 3 formas de se ir à Igreja ou três tipos de pessoas que buscam a Deus, aprendendo com o exemplo de Saul, de seus servos e com Davi:

1- Por amor – como Davi: v.18

Davi buscava ao Senhor no templo todos os dias (Salmos 27.4 e 91.1). Mas desta vez não foi lá porque seria achado por Saul que o perseguia. Então procurou a Casa dos Profetas por ser um lugar onde o Senhor é invocado.
 Não é por ter se tornado rei que Davi não tinha problemas. Ele lutou muito. Sofreu. E sempre vencia por que confiava em Deus. E quando estava no auge, rendia tudo em louvor e glória a Deus. Davi buscava a Deus por que o amava (Salmos 18.1, 2).
Busque ao Senhor também por amor e quando estiver aflito Ele te livrará de todos os perigos.
Busque a Deus por amor!
                        

2- Para agradar os outros – como os servos de Saul: v.20,21

Três vezes Saul mandou seus servos à Casa dos Profetas para pegar Davi e os servos profetizaram ali. Embora estes servos foram à Casa dos Profetas agradar Saul a quem tinham medo e para prender Davi, Deus por sua misericórdia os visitou com o Espírito Santo e eles também profetizaram. Provavelmente o que eles profetizaram foram palavras de bênção para a vida e reinado de Davi. Por isso não podemos ter medo quando estamos na presença de Deus, pois até mesmo se alguém vier nos fazer mal, Deus transforma a maldição em bênção.
Muitas pessoas hoje também vão à igreja pra agradar o pastor, por causa da família, por medo do pai e da mãe, e até para ter status com cargos e agradar o seu próprio ego. Alguns vêm em busca de ouvir algo que gostam como boa música, mensagens de conforto e até para mostrar suas roupas, mas estão enganados. Há aqueles que procuram participar só das festas para comer. E também quem gosta de ter um lugar para passear.
Jesus disse a Nicodemos, que era um aparente religioso: “não te admires de eu te dizer uma coisa: você tem que nascer de novo” João 3.7. Não adianta apenas estar na Igreja, é preciso entregar-se totalmente ao Senhorio de Jesus.
Não venha à Igreja apenas para agradar aos outros, venha para agradar ao Senhor Deus!
 

3- Por interesse - como Saul: v.23,24

Saul ficou irado ao ver que dois grupos de seus servos foram buscar Davi e além de não o trazerem, ainda profetizaram bênçãos sobre ele, que resolveu ir ele mesmo para prender Davi.
Saul só ia à Casa de Deus quando precisava. Neste momento foi à Casa dos Profetas para fazer o mal e seu interesse era prejudicar Davi. Saul achava que podia tudo por que ele era rei. Mas não era propósito de Deus permitir que Saul tocasse em Davi.
Nesta ocasião ao chegar à Casa dos Profetas, Saul não resistiu à presença de Deus que estava naquele lugar e foi visitado pelo Espírito Santo começando a profetizar.
Três coisas aconteceram com Saul:
- “caminhando profetizava”, por que Deus quebrantou o seu coração enquanto ia à Casa dos Profetas, por isso ele mesmo começou a falar palavras de bênção sobre a vida de Davi. Mas estas palavras não eram dele, foi o Espírito Santo que falava através de sua boca.
O que você tem falado? Saiba que as palavras têm poder. Quando você for a algum lugar, principalmente à Igreja, venha profetizando palavras abençoadas e quando você chegar, tudo será maravilhoso.
- “despiu sua túnica”, a capa real era o que diferenciava Saul do resto das pessoas. Ele tirou a sua túnica naquele momento para reconhecer a Deus como o Rei em sua vida. Saul não poderia chegar a Deus com todo o seu orgulho. É preciso RENÚNCIA para se aproximar de Deus com humildade.
Qual tem sido a sua capa? Há pessoas que se escondem atrás de aparências, mas quando se aproximam de Deus todas as máscaras caem. Muitas vezes Deus permite problemas em nossas vidas para nos humilharmos diante Dele e deixar todas as nossas capas e máscaras, para reconhecer que Ele é o nosso Rei.
- “esteve deitado em terra”, ao se lançar em terra, Saul se humilhou diante de Deus de modo que as pessoas questionavam sobre ele dizendo: ‘o que? o rei Saul caído em terra?’ e não acreditavam no que viam.
Para vencer é preciso se humilhar como diz Lamentações 3.29 “põe a tua boca no pó, talvez ainda haja esperança”.
O que é preciso para dobrar os seus joelhos? Muitas pessoas esperam por lutas para dobrar seus joelhos diante de Deus, mas não faça isso pois a Bíblia diz que um dia “todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor” (Filipenses 2.10,11) então não espere, faça isso hoje.
 

Venha como está!

-CONCLUSÃO:
Como você tem buscado a Deus? Como tem vindo à casa do Senhor? Você tem buscado a Deus por amor como Davi? Para agradar aos outros como os servos de Saul? Ou por interesse como Saul?
A mensagem deste texto é que não importa como você veio e sim como você vai sair daqui hoje. E daqui para frente você virá de uma maneira diferente.
A Igreja é a Casa dos Profetas, seu lugar de refúgio nas horas difíceis. O Espírito de Deus está aqui e quer entrar em sua vida fazendo você profetizar. Todas as pessoa que entrarem nesta igreja sairão diferentes.