Estudo para criancas Lição1:A formiguinha

 
 

A FORMIGUINHA


Lição: Xô Preguiça!!
Base bíblica: Provérbios 6:6-11
Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar? Então o preguiçoso diz: "Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco." Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado.
 
Texto Pra decorar: Se perseverarmos, com Ele também reinaremos, se o negarmos, também Ele nos negará. 2a Timóteo 2:12
Objetivos: que a criança ...
Aprenda o que é perseverança. atacará como um ladrão armado.
 
Texto Pra decorar: Se perseverarmos, com Ele também reinaremos, se o negarmos, também Ele nos negará. 2a Timóteo 2:12
Objetivos: que a criança ...
Aprenda o que é perseverança. 
Entenda que todo vencedor persevera no seu propósito.
Que a criança abandone toda preguiça.
 
Quebra-gelo: Colocando as anteninhas na formiga
Material: Duas copias da cabeça da formiga. (debaixo de estudo) . 
2 Lenços ou panos pra vendar os olhos. 
2 Lápis.
Dividir a célula em dois grupos. Cada grupo escolhe um representante ao que se vendarão os olhos. 
As folhas serão fixadas na parede. Os dois ao sinal do líder deverão, de olhos vendados e com lápis em mãos, tentar colocar as 2 anteninhas na cabeça da sua formiga. Os integrantes do grupo podem orientar com palavras o lugar correto de fazer as antenas. Ganha o grupo que conseguir colocar as anteninhas no lugar correto em menos tempo.
 
Xô Preguiça!!
A Palavra de Deus muitas vezes fala da vida da gente comparando nossas atitudes e caráter a
determinados animais. Fala da formiga pra falar do preguiçoso, das águias, dos pintinhos, do leão,
da ovelha, do porco, do jumento, do boi, da vaca, do gafanhoto, etc.
Como é linda a Palavra de Deus!!!
Hoje começamos uma serie de estudos sobre estes assuntos. Nestas próximas células Deus falará muito a nossa vida aprendendo com os bichinhos que ele criou!
Hoje vamos falar da formiga. O que você sabe do comportamento dela?
Sim, ela é perseverante, obediente, sabe trabalhar em grupo, cada uma exerce uma função que abençoa a comunidade toda, etc.
Nós como filhos de Deus vencedores também temos que desenvolver essas qualidades. Vou contar pra vocês uma historinha.
 



O BOM SAMARITANO

 
Sem dúvida alguma, viajar é maravilhoso! Alguém tem opiniãodiferente? (permitir respostas) Quanto nos preparamos para uma viagem! Com que entusiasmo o fazemos!
Certa vez, Jesus contou uma história sobre um homem que estava fazendo uma viagem. Se abrirmos nossa Bíblia, essa história está narrada
em Lucas capítulo 10. As viagens dessa época eram feitas a pé, ou no lombo de algum animal; por exemplo, um burro.
A pessoa dessa história era um homem que se dirigia de Jerusalém a Jericó. Os caminhos empoeirados eram cheios de pedras, de curvas
e rodeados de montanhas; um lugar muito perigoso para se viajar, especialmente se estivesse sozinho.
E foi assim que uns ladrões surpreenderam nosso viajante. Eles estavam escondidos nas rochas e eram acostumados a atacar a todos que por ali passassem. Saltaram sobre aquele pobre homem; bateram nele e
o machucaram, levando todo o seu dinheiro, e quase toda a sua roupa, deixando-o muito ferido à beira do caminho.
Enquanto ele estava lá sozinho e abandonado, começou a escutar um barulho que se fazia cada vez mais forte. Que seria? Quando chegou bem perto, ele percebeu que era um sacerdote. Naquele tempo, o sacerdote era como um pastor hoje. E ele deve ter pensado: “com certeza, este vai me ajudar”. (Para representar esta história, pode usar suas mãos, colocando sobre o dedo indicador, um pequeno turbante, preso com um elástico.Também pode desenhar um rosto em lugar das impressões digitais. Do mesmo modo, podem ser representados os outros personagens.)
Vocês quase não vão acreditar no que aconteceu. O sacerdote olhou-o, sentiu pena dele e foi embora, porque tinha medo que os ladrões também o atacassem. Lá ficou ele sozinho novamente. Mais tarde, tornou
a ouvir um barulho e ficou esperando para ver se, quem sabe, alguém o ajudaria. Quando chegou bem perto, ele viu que era um levita. Sabem o que era um levita? Era alguém que ajudava nos trabalhos do templo. Os levitas tinham sido escolhidos por Deus para serem ajudantes do templo.Eram assim como os diáconos de hoje. Hum! Esse também passou e foi embora sem parar para socorrer o pobre homem.
Fazia muito calor, o sol ficando quente, e aquele homem todo machucado estava cada vez pior. Depois de bastante tempo, ele ouviu novamente um barulho. Não era barulho de alguém que vinha caminhando, mas que vinha montado. Ele ficou com muito medo, porque pensou que os ladrões haviam voltado. Mas quando chegou bem pertinho, ele viu um viajante que, como ele, também passava por esse caminho.
Era um homem que morava em Samaria, por isso o chamavam samaritano. E ele pensou: esse é que não vai me socorrer. Um samaritano não vai parar para falar com um judeu. Fazia muito tempo que judeus e samaritanos não eram mais amigos. Porém, quando aquele homem passou, olhou-o, ficou com muita pena daquele judeu todo machucado e resolveu parar. Colocou um pouco de azeite nas suas feridas; vestiu-o com a sua própria roupa, e lhe deu um pouco de água para beber. Logo, ajudou o homem a montar em seu jumento e foi andando a pé, porque o homem estava muito ferido e não agüentava andar.
Foram bem devagar, até que chegaram a uma hospedaria. Sabem o que era uma hospedaria? (permitir respostas) Era como se fosse um hotel bem simples à beira da estrada. Pararam ali e se hospedaram. O samaritano cuidou do doente por toda aquela noite e como ele ainda estava muito fraco, pediu ao dono da hospedaria que cuidasse dele, até que melhorasse e pudesse continuar viajando. Fez mais uma coisa: pagou a hospedaria para o homem também, recomendando que se houvesse mais alguma coisa ele pagaria na volta. Oh! Ele foi muito bondoso, não é verdade?
Jesus espera que nós também sejamos bondosos para com os outros. Que amemos as pessoas, não importa como estejam. Se estiverem com frio ou com fome também, Ele espera que nós as ajudemos. Se
estiverem com saúde ou se estiverem doentes. Não importa quem elas sejam. Ele ama todas as pessoas e quer que nós as amemos também. Vamos procurar ser sempre bondosos, como o bom samaritano? Oremos.

Tina, a formiguinha que participava do culto

 
Era uma vez, uma linda formiguinha chamada Tina, que vivia num formigueiro no terreno de uma igreja, e não queria saber de trabalhar o tempo todo, só para poder escutar a Palavra de Deus (Lucas 10.38-42). As outras formiguinhas achavam muito estranho, afinal, o que poderia essa Palavra ter de tão importante para que Tina, muitas vezes, a preferisse ao invés do trabalho? Não existe nada melhor e mais importante que o trabalho para uma formiguinha. Provavelmente Tina estaria com algum parafuso a menos, pensavam suas amiguinhas enquanto trabalhavam… trabalhavam… trabalhavam sem parar.
 
Mas Tina não se deixava influenciar pelas amizades, muito pelo contrário, pensava consigo mesma que nem tudo haveria de ser catar comida e ajeitar o formigueiro. Para ela, a vida era muito mais que esses afazeres, pois acreditava num projeto de Deus, onde toda obra da criação era chamada a participar, assim como o jumentinho montado por Jesus em sua entrada triunfante em Jerusalém (Lucas 19.29-34).
E assim, fortalecida e alicerçada na Palavra, Tina trabalhava com afinco, rendendo muito mais do que as outras formiguinhas, que ficavam espantadas, sem entender como Tina conseguia realizar tanto trabalho em tão pouco tempo, logo ela que pensavam ter um parafuso a menos!
E um dia, inconformadas com essa situação, todas as formiguinhas se reuniram e resolveram enviar alguém para acompanhar Tina, afinal todas queriam descobrir seu segredo para que pudessem produzir tanto quanto ela.
 
 
Assim, já na manhã seguinte, uma formiguinha muito esperta chamada Duda, começou a acompanhar Tina por onde quer que ela fosse. Tina foi tomar café da manhã e a Duda foi atrás, Tina foi para o trabalho e a Duda foi atrás, Tina foi ao culto e a Duda meio contrariada foi atrás, e a Palavra de Deus falou ao seu coração que se transformou e transbordou em amor. E quando as outras formiguinhas se deram conta, Duda estava igual a Tina.
 
As outras formiguinhas, que já não entendiam o comportamento de Tina, agora, com a adesão de Duda, ficaram ainda mais assustadas. Conversavam entre si da possibilidade de ser contagioso e mesmo vendo que o das duas rendiam muito mais que elas, procuraram se afastar, por via das dúvidas. O que não adiantou, porque pouco a pouco, não por contágio, mas pela graça de Deus, uma a uma passou a fazer o que Tina fazia. E quando deram conta, todo o formigueiro estava lá perseverando, para espanto do pastor e da assembléia que nunca tinham visto tanta formiguinha dentro de uma igreja na hora do culto… E tudo corria bem, porque todas agora compreendiam que aquela hora não era perdida, ao contrário, como que por um milagre, passava a render mais… muito mais… e todos davam conta de seus afazeres com tempo de sobra, porque Deus abençoava todas as horas de suas vidas. Esse era o grande segredo de Tina.
 
Texto Bíblico
Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa.
Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.
Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.
Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.
Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.
(Lucas 10.38-42)
 
fonte: redekids.com.br

 

Série os Bichos da Bíblia - O camelo e a agulh

 
(Leve a gravura de um camelo ou um camelo de borracha, e a figura de um dromedário e uma agulha de bordar com fundo grande)
 
Esse é um ______________? Muito bem é um camelo. E seu nome é Andarilho, porque ele pode andar muitos quilometros, até 100km sem se cansar, sem comer e sem beber água.
Andarilho come folhas e galinhos verdes das plantas e quando bebe água, bebe 120 litros; é um tanque de água para ele sozinho. Por isso que Andarilho pode passar dias sem beber água.
E porque Andarilho não precisa de beber água todos os dias, seu dono aproveita para viajar pelo deserto montado nele. Vocês sabem que no deserto nào há nenhuma gota de água, não é mesmo? Mas Andarilho não se incomoda com isto, pois ele não sente sede.
Andarilho tem duas montanhas nas costas, que se chamam bossas ou corcovas. Os dromedários (mostre a figura) são da mesma família dos camelos, porém tem uma coisa diferente. Sabem o que é? Isso mesmo. Ele só tem uma bossa ou corcova.
Sabiam que lá na região onde Andarilho e os outros camelos vivem, as pessoas tomam leite de camela e comem sua carne também.?
Mas o dono de Andarilho gosta muito dele porque é um animal bastante forte e pode carregar muitas coisas em suas duas corcovas, bem como no meio delas. Ele pode até mesmo levar sua mudança ali, como: barraca, cadeira, mesa, roupas, panelas, além do próprio dono.
Eu creio que Jesus conhecia Andarilho. Acho até que Jesus o estava observando, quando chegava de viagem com seu dono. Eles pararam perto do portão de uma cidade e Jesus falou alguma coisa sobre o camelo Andarilho.
E sabe o que Jesus disse? Ele falou: “e mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no céu.”(Mateus 19:24)
Você acha que um camelo com Andarilho passa pelo fundo de uma agulha? Eu acho que não, porque ele chega a medir 2 m de altura. Vamos chamar o irmão (chame o homem mais alto da igreja) e Andarilho é mais alto que ele. Você acha que o irmão (nome) consegue passar pelo buraco desta agulha?
Será que Jesus não quer os ricos no céu? Não, claro que não!
Quando Jesus falou sobre o buraco de uma agulha estava se referindo a uma porta mui pequena que se encontrava ao lado da porta principal do muro da cidade. Quando o sol descia no horizonte, essa porta grande com duas partes, deveria ser fechada por várias pessoas, pois era mui pesada. Caso algum viajante chegasse tarde, essa porta não poderia mais ser aberta. Vocês imaginam por quê. Era muito complicado! Mas era aberta a agulha, que era a porta menor. Só imaginemos o pobre camelo tentando passar por essa porta tão pequena! Às vezes, conseguia, porém quão díficil era!
Assim comparou Jesus o difícil que pode resultar às pessoas que tem muito dinheiro e estão tão ocupadas, cuidando dele, que não lhe sobra tempo para ler a Bíblia, ir à igreja louvar a Deus e orar.
As crianças também podem investir melhor o seu tempo. Isto quer dizer que devemos passar menos tempo brincando, assistindo televisão, vendo filmes, jogando games, conversando ou brincando na INTERNET.
Peçamos a Jesus que nos ajude a amar as coisas celestiais; coisas importantes como: histórias da Bíblia, igreja, liçào da Escola Dominical e jamais descuidar da oração. Oremos.
 
fonte: advir.com/historiasbiblicas/
Adaptado por: Blog A criança no coração de Deus
 
 
 

 

Série os bichos da Bíblia - Gafanhoto não tem chefe

 
(Levar a gravura de gafanhoto ou um gafanhoto de borracha)
 
Vocês sabem quem é Come-Come? ë um gafanhoto. Sabem por que Come-Come tem este nome? Porque, como todo gafanhoto, ele é muito comolão, pois come o tamanho dele em comida. Imagine se a _____________ (nome da criança) comesse um prato de comida do tamanho dela! que tamanho deveria ter esse prato?
O pior é que os gafanhotos só andam em bandos e nunca sozinhos. E como todos eles tem um grande apetite, fazem um enorme estrago por onde passam.
E vocês sabem do que Come-Come e seu bando de gafanhoto se alimentam? De pasto e depois que ele comem toda grama do pasto, não sobra comida para as vacas, bois, ovelhas ou cabras.
Mas Come-Come e seu bando também atacam as plantações de trigo, cevada, aveia ou milho. E quando o Bando de Come-Come passa por uma plantação, não deixa nenhuma plantinha. Não sobra comida para o gado, nem para os seres humanos.
Um dia, Come-come passou com mais dez gafanhotos de seu bando por uma mangeira e não sobrou nadinha da pobre árvore...
Quando a dona gafanhoto bota os seus ovos, ela os esconde dentro de uma cápsula bem dura e comprida como uma salsicha. Quando os gafanhotos nascem, eles chegam a aproximadamente uns cem filhotes e já começam a viajar muitos quilomentros, comendo tudo o que encontram pelo caminho até roupas e móveis, quando não encontram plantas verdinhas para comer.
Muitas crianças são como Come-Come e seu bando; por onde passam destroem tudo. Quebram brinquedos, deixam roupas e calçados e brinquedos jogados pelo chão, rasgam a capa do sofá de tanto pular nele, perdem o controle da TV, perdem DVD’s, deixam CD’s fora de sua capa, etc.
Neste aspecto nenhuma crianças deve jamais ser Come-come e seu bando destruidor. Quando vocês e seus irmãos ou amigos estiverem brincando, depois devem deixar cada coisa em seu lugar e tudo deve estar em ordem outra vez.
Eu acho que Salomão conhecia Come-come! Talvez, os viu destruindo as plantações e o pasto, e sabem o que Salomão disse? “Os gafanhotos não tem reis, contudo, marcham todos em bandos.”
Salomão elogiu os gafanhotos porque eles são tão amigos, que mesmo não tendo um chefe, andam sempre juntos. Aonde um vai, o outro também vai. O que um come, todos os demais comem também.
Cada criança deve andar assim em bando perto do papai e da mamãe. Obedecendo, sem se afastar deles, especialmente quando estão em ambientes onde há muita gente como nos supermercados, feiras, exposições, igreja, etc. Se você sempre estiver no “bando”de sua família, não correrá o risco de se perder.
Na escola, seu “bando” são seus companheiros de classe e sua professora. Se você obedecer a esta regra, nunca ficará perdido e não precisará levar bronca de ninguém.
Vamos orar pedindo a Jesusque nos ajude a não sermos destruidores como Come-come e seu bando de gafanhotos. Mas vamos imitá-los obedecendo à ordem de andar sempre perto de nossos pais.
 
fonte: advir.com/historiasbiblicas
 
 
 

Série os Bichos da Bíblia - Cabras monteses saltitantes

 
(Levar a gravura de uma cabra)
 
Quem sabe que animal é este? (mostrar).
Quem já tomou leite de cabra, comeu queijo ou carne de cabra? (permitir respostas) Por isso as cabras são tão úteis para os homens, porque além do leite, do queijo e da carne ainda nos dá seu pelo.
Essa era Ligeirinha, uma cabrita de pelo bem comprido e macio, com chifres e barba curta. Ela mora no alto das montanhas.
Um dia, Jó estava observando Ligeirinha, saltando enquanto descia pelas montanhas. Ela subia saltando e descia saltando bem ligeiro. Por isso recebeu o nome de Ligeirinha.
Jó percebeu que Ligeirinha parava para comer o capim entre as pedras e depois balia —béeee e voltava a saltar e a correr ligeirinho. Vamos imitar o balido da Ligeirinha?
Acho que depois de comer, ela bale dizendo: “obrigaaaaaaaado”. Acho que seu balido é a maneira que Ligeirinha encontrou para agradecer a Jesus pelo seu alimento.
Sabe por que Jó estava observando a cabra? Porque Jesus estava conversando com ele e lhe disse: - Jó, veja as cabras monteses! Seus filhotes são fortes, pois crescem e correm pelos campos. Jó observou que Ligeirinha tinha pulmões fortes, porque ela subia bem no alto na montanha e subia saltando e pulando.
Jesus fez as crianças para serem como Ligeirinhas. Elas devem brincar de correr, saltar, subir e descer. É por isso que você deve brincar fora de casa, no quintal. Por que como Ligeirinha, as crianças necessitam do sol, ar puro e exercício para crescerem fortes e saudaveis.
As crianças que fazem bastante exercício correndo atrás da bola, andado de bicicleta, brincando de apostar corrida e pega-pega, de pular corda e outras brincadeiras ao ar livre, terão pulmões fortes como os de Ligeirinha.
E, se você tiver pulmões fortes, poderá usá-los com forças não para balir como fazem as cabras (bééééé’), mas para agradescer a Jesus como ligeirinha fez ao comer a grama macia e fofinha.
Vamos louvar a Jesus também com força, cantando (cante um corinho que eles conhecam). E agora vamos orar agradescendo a Jesus por nossos pulmões saudáveis.
 
fonte: advir.com/historiasbiblicas/
 
 

 

Série os Bichos da Bíblia - O rugido assustador do leão